Cabos e Fios Termopares Normas Internacionais e Código de Cores

Cabos Termopares Normas Internacionais

Para facilitar a identificação do tipo e da polaridade dos condutores, cada norma convencionou as cores das isolações. A tabela a seguir indica a codificação de cores utilizada.

Um dos assuntos que são mais procurados pelos usuários de qualquer nível, sem dúvida nenhuma, são as tabelas de variação de milivoltagem, no caso dos sensores termopar. Aqui disponibilizamos uma tabela prática e direta deste assunto nas principais normas conhecidas.

  1. ISA AMERICANA
  2. DIN ALEMÃ
  3. JIS JAPONESA
  4. BS INGLESA
  5. UNI ITALIANA
  6. NFE FRANCESA
  7. IEC INTERNACIONAL

Antes porém informamos que muitos ainda fazem, muitas vezes sem perceber os famosos erros de inversão dupla ou simples no momento da instalação dos cabos de ligação. Temos histórico de empresas que utilizaram a dupla inversão durante anos, e por mais que os problemas surgiam com diferenças na temperatura, acabaram por se adequar aos níveis de erro proporcionado pelo mesmo. Jamais pararam para analisar as ligações pois sempre que esse assunto era lembrado, de imediato era descartado, devido ao longo tempo de experiência dos que ali trabalhavam. O que ninguém imaginava era que os cabos que a empresa costumava adquirir eram ora da norma americana ANSI MC-96.1 – 1975 e ora eram da norma alemã DIN 43710-4.

Se analisarmos com cuidado as duas normas em questão, veremos que o negativo é da cor vermelha na norma americana e, para complicar é positivo na norma alemã; por uma questão cultural, no brasil e pela padronização que temos na elétrica, o vermelho sempre é negativo.

Porém nesta empresa aonde ocorreu este problema, ninguém pensou que o departamento de compras iria adquirir um cabo de outra norma, e como todos já estavam acostumados com o vermelho negativo, e como a maioria dos que lá existiam para interligar os termopares eram da norma americana, que também tem como cor predominante o vermelho para o negativo, por mais que revisassem o circuito, nunca poderiam imaginar este problema…e durou anos!

Isso fez com que a descrição dos cabos utilizados nesta empresa fossem revisados e o termo da norma predominante, foi devidamente incluido na mesma.

Cabos Termopares Normas Internacionais

Aconselhamos sempre, em caso de erro, seja revisado todas as ligações e suas polaridades conforme as tabelas de cores.

IMPORTANTE: Já presenciamos cabos que estavam invertidos, contrariando assim as normas vigentes, e o motivo foi simplesmente erro na fabricação. Neste caso, os transtornos são enormes, e também aconselhamos verificar sempre que estiver em uma situação de erros, se a polaridade do cabo confere com as cores da norma. Para isso devemos verificar em cada um dos casos, utilizando um simples imã, afim de identificar o condutor magnético dos cabos. De modo a auxiliar nesta identificação, todas as tabelas disponíveis neste site possuem quando for o caso, qual é o material magnético, através da nomenclatura “imã”.

Comments are closed.