Escala Kelvin zero absoluto – William Thomson, Primeiro Barão Kelvin

Escala Kelvin zero absoluto

No princípio de 1800, Thonson (Lord KeIvin) desenvolveu uma escala termodinâmica universal, baseada no coeficiente de expansão de um gás ideal. Kelvin estabeleceu o conceito de Zero Absoluto e a sua escala permanece como padrão para a termometria moderna.

Zero Absoluto ou Zero Kelvin é a menor temperatura que um corpo pode alcançar, 0 K equivale a -273,15oC.

A escala Kelvin começa a contar a partir de zero absoluto da escala Centígrada, isto é, -273, 15°C. Conseqüentemente, para a variação de 1° centígrado na escala Celsius teremos a mesma variação na escala Kelvin. “Mudou apenas a referência. Assim é que na escala Kelvin a água congela a + 273,15°K e evapora a + 373,15°K”.

William Thomson, 1º Barão Kelvin (26 de junho de 1824 – 17 de dezembro de 1907) foi um físico-matemático e engenheiro britânico, considerado um lídernas ciências físicas do século XIX.

Ele fez importantes contribuições na análise matemática da eletricidade e termodinâmica, e fez muito para unificar as disciplinas emergentes da física em sua forma moderna.

Ele é amplamente conhecido por desenvolver a escala Kelvin de temperatura absoluta. O título de Barão Kelvin foi dado em homenagem a suas realizações.

Força eletromotriz de Thomson, é a tensão elétrica existente entre dois pontos que estão em temperaturas diferentes num condutor. Este efeito foi estudado por William Thomsom (Lord Kelvin). Em 1854, Thomson concluiu, através das leis da termodinâmica, que a condução de calor, ao longo dos fios metálicos de um par termoelétrico, que não transporta corrente, origina uma distribuição uniforme de temperatura em cada fio. Quando existe corrente, modifica-se em cada fio a distribuição de temperatura em uma quantidade não inteiramente devida ao efeito Joule. Essa variação adicional na distribuição da temperatura denomina-se efeito Thomson.

Comments are closed.