Ligação Pt100 à 4 fios

Inscreva-se no Canal Curso Termometria, sem dúvida o mais importante em medição de temperatura

Ligação Pt100 à 4 fios

Princípio de Medição a 2, 3 e 4 Fios da Termoresistência de Platina

O circuito em ponte é bastante utilizado em laboratórios, devido a sua alta precisão e em alguns sistemas industriais.

Ligação à 2 Fios: Não Recomendada.

Pt-100 à 3 Fios: A mais utilizada.

4 Fios: Usado em laboratórios de calibração e muito pouco usada em ambiente industrial

Assista este vídeo, sem dúvida o mais importante em Pt100 4 fios: Ligação Termoresistência e problemas sensor Pt100 ou RTD 4 fios Termometria Termologia

Ligação à 4 Fios: Pouco usada.

Ligação Pt100 à 4 fios

SENSORES DE TEMPERATURA DO TIPO BULBO DE RESISTÊNCIA

Os métodos de utilização de resistências para medição de temperatura iniciaram‑se ao redor de 1835, com Faraday, porém só houve condições de se elaborar as mesmas para utilização em processos industriais a partir de 1925.

Esses sensores adquiriram espaço nos processos industriais por suas condições de alta estabilidade mecânica e térmica, resistência à contaminação, baixo índice de desvio pelo envelhecimento e tempo de uso.

As termoresistências são sensores muito usados nos processos industriais e em laboratórios, por suas condições de alta estabilidade, repetibilidade, resistência à contaminação, pequeno drift em relação ao tempo, menor influência de ruídos e altíssima precisão de leitura. Como exemplo, temos: Industrias alimentícias, químicas, cervejarias, laboratórios, etc.

Por estas características, este sensor é padrão internacional para a medição na faixa de ‑259,3467°C a 961,78°C, segundo a ITS‑90.

Termoresistência Pt-100 com cabeçote
Assista este vídeo, sem dúvida o mais importante na Vantagem Termoresistência Pt-1000 2 fios x Pt100 3 fios

Princípio de Funcionamento da Termoresistência de Platina

As termoresistências ou bulbos de resistência ou termómetros de resistência ou RTD são sensores que se baseiam no princípio de variação da resistência ôhmica em função da temperatura. Elas aumentam a resistência com o aumento da temperatura.

Seu elemento sensor consiste de uma resistência em forma de fio de platina de alta pureza, de níquel ou de cobre (menos usado) encapsulado num bulbo de cerâmica ou vidro.

Entre estes materiais, o mais utilizado é a platina, pois apresenta uma ampla escala de temperatura, uma alta resistividade permitindo assim uma maior sensibilidade, um alto coeficiente de variação de resistência com a temperatura, uma boa linearidade resistência x temperatura e também ter rigidez e dutibilidade para ser transformada em fios finos, além de ser obtida em forma puríssima. Padronizou‑se então a termoresistência de platina.

Equações da Termoresistência de Platina

A equação matemática que rege a variação de resistência em função da temperatura chama‑se de equação Callendar‑Van Dusen e que está mostrada abaixo:

Para o range de ‑200 a 0°C:

Rt = RO.[1 + At + Bt2 + Ct3.(t‑100)]

Para o range de 0 a 850°C:

Rt = R0.[1 + At + Bt2]

onde:

Rt = resistência na temperatura t

R0 = resistência a 0°C

t = temperatura °C

A, B e C = coeficientes determinados pela calibração:

A = 3.90802.10-3 (°C-1)

B = ‑5,802. 10-7 (°C-2)

C = ‑4,27350. 10-12 (°C-4)

O número que expressa a variação da resistência em função da temperatura é chamado de alfa (α) e se relaciona da seguinte forma:

        R100 – R0

Existem normalmente dois instrumentos principais para determinar a resistência ôhmica das termoresistências, que são pontes de medição (Ponte de Wheatstone) e os eletrônicos.

Nota: A norma DIN‑IEC 751/85 é a unificação da DIN‑43760/80 com a IEC‑751/83, atendendo também a BS‑1904/84.

α =  ————— (Ω.Ω-1.°C-1)

        100 – R0

Onde:

R100 = resistência a 100°C

R0 = resistência a 0°C

Um valor típico de alfa para R100 = 138,50 Ω é de 3,850.10-3 Ω.Ω-1.°C-1, segundo a DIN‑IEC 751/85.

Observação: Existe um valor de alfa diferente do anterior que ainda hoje é usado nos USA e Japão, é conhecida como “Curva Americana” ou a antiga JIS 1604‑1981.

Nesta, o valor de R100 é 139,16Ω e portanto o alfa é 3,916. 10-3 Ω.Ω-1.°C-1.

Características Gerais da Termoresistência de Platina

A termoresistência de platina é a mais usada industrialmente devido a sua grande estabilidade e precisão. Esta termoresistência tem sua curva padronizada conforme norma DIN‑IEC 751‑1985 e tem como características uma resistência de 100Ω a 0°C.

Convencionou‑se chamá‑la de Pt‑100, (fios de platina com 100Ω a 0°C).

Sua faixa de trabalho vai de ‑200 a 650°C, porém a ITS‑90 padronizou seu uso até 962°C aproximadamente.

Os limites de erros e outras características das termoresistências são referentes às normas DIN‑IEC 751 /1985.

Limites de Temperatura da Termoresistência de Platina

Montagem 1: -200°C a 0°C

Montagem 2: 0°C a +200°C

Montagem 3: 0°C a +300°C

Montagem 4: 0°C a +420°C

 a) Bulbo Pt-100 Cerâmico

Faixa de Temperatura: -200 °C a +600 °C

Faixa de Temperatura: 0 °C a +850 °C

b) Bulbo Pt-100 Filme (Platinum thin-film technology)

Faixa de Temperatura: -70 °C a +500 °C

Tipos de Montagens da Termoresistência de Platina

Na montagem convencional com bainha preenchida, tem‑se o sensor montado em um tubo metálico com uma extremidade fechada e preenchido todo os espaços internos com óxido de magnésio, permitindo uma boa troca térmica e protegendo o sensor de choques mecânicos.

A ligação do bulbo é feita com fios de cobre, prata ou níquel isolado entre si; sendo a extremidade aberta, selada com resina epóxi, vedando o sensor do ambiente em que vai atuar.

Ainda assim neste tipo de montagem, a termoresistência não apresenta muita resistência mecânica e não dispõe de condições para efetuar curvas, bem como tem limitações relativas ao diâmetro externo e comprimento total.

Para suprir esse problema dimensional, foi desenvolvida a termoresistência isolação mineral, na qual o bulbo sensor é interligado a um cabo isolação mineral com fios de cobre comuns. Este tipo de montagem permite a redução do diâmetro, não limita o comprimento, apresenta rápida velocidade de resposta e dá uma maior flexibilidade permitindo dobras e curvas do cabo que antes era impossível, podendo ser utilizada onde o acesso não era possível.

Obs.: As montagens com termoresistências são feitas de maneira similar aos termopares quanto ao emprego de acessórios como cabeçotes, tubos e poços, bucins, niples, entre outros.

Assista este vídeo, sem dúvida o mais importante na medição e controle da temperatura Industrial

Definição de Temperatura

A definição de qualquer grandeza deve começar pela definição de grandezas iguais. Após as noções que acabamos de dar é desejável, em primeiro lugar, precisar as condições em que dois corpos terão a mesma temperatura, ou ainda, estarão em equilíbrio térmico.

A observação corrente mostra que, estando um corpo “Quente” e um “Frio” em presença um do outro (em íntimo contato), o primeiro se resfria e o segundo se aquece, ou ainda, que a diferença de temperatura entre os dois corpos diminui com o tempo, como se houvesse tendência para a equalização das temperaturas.

Podemos afirmar que a “temperatura de um sistema é o ponto onde se determina se um sistema está ou não em equilíbrio térmico com outros sistemas”.

Assim, a temperatura de todos os sistemas em equilíbrio térmico pode ser representada por um número estabelecido em uma escala empírica de temperatura.

Baseados neste princípio são construídos os sensores, os quais, em equilíbrio térmico com o meio ou com o corpo que se quer medir, fornecem a indicação da temperatura.

A importância da teoria e dos conceitos

Conceitos, definições, norma ou boas práticas de engenharia que são importantes para que possamos ter o perfeito entendimento e aplicar na prática.

Em conclusão, você conhece o Canal Curso Termometria no YouTube? Portanto assista aos melhores vídeos de sensores de temperatura de contato e sem contato da internet.

A teoria e os conceitos em Termopares

Conceitos, definições, norma ou boas práticas de engenharia que são importantes para que possamos ter o perfeito entendimento e aplicar na prática.

Em conclusão, você conhece o Canal Curso Termometria no YouTube? Portanto assista aos melhores vídeos de sensores de temperatura de contato e sem contato da internet.

Como resultado dos vídeos do Canal no YouTube os profissionais de manutenção elétrica e instrumentação terão uma evolução significativa de seus conhecimentos.

Site Termopares desde 1999 e Termopares Termoelementos Básicos de uso industrial

O site Portal Termopares está no ar desde 1999 e, portanto, o mais confiável e imparcial onde se encontra o melhor conteúdo da internet em medição industrial de temperatura.

Hoje o Canal no YouTube tem mais de 300 vídeos sobre termometria Industrial e assim se destaca como uma das principais fontes de informação da internet.

Para esclarecer o portal termopares é um lugar onde encontramos toda teoria sobre sensores de temperatura e de um modo imparcial pois não nos preocupamos com a questão e sim a questão técnica.

Portal Termopares desde 1999 o mais antigo e certamente o mais confiável da internet.

Sem dúvida a grandeza temperatura é uma das mais importantes medidas controladas na indústrias.

Ligação Pt100 à 4 fios você encontra no Livro Termometria Nível Básico

Ligação Pt100 à 4 fios tem no Livro de Termometria Leis, Princípios e Teorias de Termopares e Termoresistências

Visite a Loja virtual do Curso Termometria. Acima de tudo adquira hoje mesmo a sua apostila nível básico especialmente desenvolvida para estudantes e usuários da indústria.

Visite a loja e compre hoje mesmo!!

Em resumo, uma loja virtual confiável onde poderá adquirir a apostila e ainda dividir no cartão de crédito.

Um curso de termometria nível básico em forma de apostila onde é tratado os conceitos da termometria, mas também uma forma de preparar seus estudos para a apostilas de nível intermediário e avançado. Acima de tudo uma obra que não pode faltar para o seu desenvolvimento profissional.

O melhor conteúdo em termometria industrial e Ligação Pt100 à 4 fios agora no melhor endereço da internet www.temperatura.com.br

Livro Termometria Nível Intermediário, tem Ligação Pt100 à 4 fios

Ligação Pt100 à 4 fios tem no Livro Termometria Teorias, Uso e Aplicações de Termopares e Termoresistências

Nível Intermediário destinado ao uso e a aplicação de Termopar e Pt100

Sem dúvida o mais importante conteúdo de termometria e ainda totalmente exclusivo.

Conteúdo exclusivo e acima de tudo baseado em uma experiência profissional de mais de 35 anos!

Visite a loja e compre hoje mesmo!!

O pagamento é facilitado no cartão de crédito!! O mais importante é ser um inscrito no canal curso termometria (YouTube) e assim poderá solicitar o seu cupom de desconto.

Um verdadeira obra onde o objetivo é deixar um legado de mais de 35 anos anos de experiência em medição de temperatura industrial.

temperatura@temperatura.com.br

Livro Termometria Nível Avançado tem normas que trata da Ligação Pt100 à 4 fios

Ligação Pt100 à 4 fios tem no Livro Termometria com normas comentadas, padrões e boas praticas de engenharia para projetos de instalação de termopares e termoresistências

Sem dúvida o melhor conteúdo conteúdo totalmente exclusivo e didático

Uma obra exclusiva, onde é selecionado os melhores pontos em normas, teorias e boas práticas de engenharia para dimensionamento, mas também focada em aplicações em sensores de temperatura.

Ideal para instalação de sensores em tubulações, mas também aplicações em tanques, fornos, estufas, mancais entre outros.

Conteúdo exclusivo e acima de tudo baseado em uma experiência profissional de mais de 35 anos!!

Visite a loja!

O pagamento é facilitado no cartão de crédito!! Mas se for um inscrito no canal curso termometria (YouTube) peça hoje mesmo seu cupom de desconto.

Um verdadeira obra onde o objetivo é deixar um legado de mais de 35 anos anos de experiência em medição de temperatura industrial.

temperatura@temperatura.com.br

Pontos importantes do Portal Termopares

Em conclusão o Portal Termopares é a melhor fonte de conhecimento em sensores de temperatura da Internet.

Como resultado dos vídeos do Canal no YouTube os profissionais de manutenção elétrica terão com certeza uma evolução técnica.

O site Portal Termopares está no ar desde 1999 e, portanto, o mais confiável e imparcial onde se encontra o melhor conteúdo da internet em medição industrial de temperatura.

Diferenciais do Curso Termometria

Hoje o Canal no YouTube tem mais de 300 vídeos em solução industrial em temperatura e assim se destaca como uma das principais fontes de informação da internet.

Para esclarecer o portal termopares é um lugar onde encontramos toda teoria sobre sensores de temperatura e de um modo imparcial pois não nos preocupamos com a questão e sim a questão técnica.

Termopares são fios metálicos de materiais diferentes que quando soldados e aquecidos neste ponto, observa-se uma carga em milivolts que se apresenta de modo proporcional a temperatura, e assim são elementos que se assemelham a termo pilhas.

Pontos destaque do Portal Temperatura

Por exemplo, uma questão muito importante: Quais os motivos para consultar sobre sensores de temperatura no Portal Termopares e Temperatura?

Ele é importante pelo fato de não ser um portal comercial já é um diferencial onde apresenta soluções totalmente imparciais, mas também porque valoriza o benefício ao cliente como sendo o ponto  mais importante.

Você precisa por exemplo saber sobre instalar e dimensionar de sensores de temperatura, o melhor lugar é o Portal Termopares.

Precisa por exemplo de material didático para poder ler e consultar sempre que necessário o melhor lugar para encontrá-los é em nossa loja virtual.

Se precisar por exemplo de curso on-line.

Portal Termopares desde 1999 o mais antigo e certamente o mais confiável da internet.

Use seu cartão de crédito!! Se for inscrito no Canal no YouTube e peça hoje mesmo seu cupom de desconto.

Sem dúvida a grandeza temperatura é uma das mais importantes medidas controladas na indústrias.

O mais importante é ser um inscrito no Canal no YouTube e assim poderá solicitar o seu cupom de desconto.

Canal Curso no YouTube – Ligação Pt100 à 4 fios

Como resultado dos vídeos do Canal no YouTube é para os profissionais de manutenção elétrica terão uma evolução significativa de seus conhecimentos.

O site Portal Termopares está no ar desde 1999 e, portanto, o mais confiável e imparcial onde se encontra o melhor conteúdo da internet em medição industrial de temperatura.

Hoje o Canal no YouTube tem mais de 300 vídeos sobre solução em temperatura industrial e assim se destaca como uma das principais fontes de informação da internet.

Para esclarecer o portal termopares é um lugar onde encontramos toda teoria sobre sensores de temperatura e de um modo imparcial pois não se envolve a questão comercial e sim a questão técnica.

Portal Termopar e Pt100 uma fonte de consulta e tem Ligação Pt100 à 4 fios

Você precisa por exemplo saber sobre como instalar sensores de temperatura, o melhor lugar é o Portal Termopares.

Precisa por exemplo de material didático para poder ler e consultar sempre que necessário o melhor lugar para encontrá-los, visite nossa loja virtual.

Se precisar por exemplo de curso on-line entre aqui.

O Livro nível avançado, uma obra onde temos os melhores pontos em normas, teorias e boas práticas de engenharia.

Importante ao dimensionar sensores de temperatura e também focado em aplicações em sensores de temperatura.

O Livro nível avançado é ideal para instalação de sensores em tubulações, mas também aplicações em tanques, fornos, estufas, mancais entre outros.

Post Ad After

Comments are closed.