Normas Internacionais de Temperatura

Normas Internacionais de Temperatura

Com o desenvolvimento tecnológico diferente em diversos países, criou-se uma série de normas e padronizações, cada uma atendendo uma dada região. As mais importantes são:

NormasOrigem
ISAAMERICANA
DINALEMÃ
JISJAPONESA
BSINGLESA
UNIITALIANA
NFEFRANCESA
IECINTERNACIONAL

Para atender as diferentes especificações técnicas na área da termometria, cada vez mais se somam os esforços como objetivo de unificar estas normas.
Para tanto, a Comissão Internacional Eletrotécnica IEC, vem desenvolvendo um trabalho junto aos países envolvidos neste processo normativo, não somente para obter normas mais completas e aperfeiçoadas mas também de prover meios para a internacionalização do mercado de instrumentação relativo a termopares.

ISA – Norma americana.
DIN – Norma alemã.
BS – Norma inglesa.
JIS – Norma japonesa.
ANSI – Amencan National Standards Institute Instituto americano de normas.
ASME – American Society of Mechanical Engineers.
ASTM – American Society for Testing and Materials.

Cada uma, portanto, possui uma série de especificações próprias, e com certas diferenças entre si.
No Brasil, um país em desenvolvimento, encontramos equipamentos e complexos industriais provenientes de todas as regiões, e, conseqüentemente, cada um seguindo a norma em que foi fabricado. Este problema é sério, para o qual chamamos a atenção, notadamente ao tratarmos de calibração e limites de tolerância.

Como um dos participantes desta comissão, o Brasil através da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, está também diretamente interessado no desdobramento deste assunto e vem adotando tais especificações como Normas Técnicas Brasileiras.

Normas Internacionais de Temperatura

Comments are closed.