Qual a diferença entre Calor e Temperatura

Inscreva-se no Canal Curso Termometria, sem dúvida o mais importante em medição de temperatura

Qual a diferença entre Calor e Temperatura

Todas as substâncias são constituídas de pequenas partículas, as moléculas que se encontram em contínuo movimento.

Quanto mais rápido o movimento das moléculas mais quente se apresenta o corpo e quanto mais lento mais frio se apresenta o corpo.

Então define-se temperatura como:

O grau de agitação térmica das moléculas.

Temperatura é o grau de calor ou frio, representado em uma escala definida. Todas as substâncias acham‑se constituídas por uma enorme quantidade de pequenas partículas, as moléculas, que se encontram em contínuo movimento. Quanto mais rápido o movimento das moléculas, mais quente se apresenta o corpo e, quanto mais lento o movimento, mais frio se apresenta o corpo. Esta condição pode ser descrita como um potencial térmico ou como uma energia efetiva da substância. O grau de temperatura é o número dado a este atributo.

TERMOMETRIA

Termometria significa “Medição de Temperatura”. O termo Pirometria é também aplicado com o mesmo sentido, porém, baseando-se na origem das palavras, podemos definir:

a) PIROMETRIA – Medição de altas temperaturas, na faixa onde os efeitos de radiação térmica passam a se manifestar.

b) CRIOMETRIA – Medição de baixas temperaturas, ou seja, aquelas próximas ao zero absoluto.

c) TERMOMETRIA – Termo mais abrangente que incluiria tanto a Pirometria, como a Criometria que seriam casos particulares de medição.

Primeiras noções – Noções de Calor

O termo tem sua origem na sensação de “Quente” ou “Frio”, que podemos sentir pelo contato com o corpo.

Através do sentido do tato podemos constatar que as propriedades do corpo variam, quando ele se aquece ou se resfria. Vejam os exemplos a seguir:

  1. Uma barra, um fio, alonga‑se quando o aquecemos; é o fenômeno da Dilatação Linear.
  2. Um sólido aumenta o volume quando aquecido; é o fenômeno da Dilatação Cúbica.
  3. Ao aquecer um balão de vidro cheio d’água, o nível baixa a princípio, devido à dilatação do invólucro, mas sobe depois além do nível primitivo, o que mostra que a dilatação dos Líquidos é, em geral maior do que a dos sólidos.
  4. Quando se mantém constante a pressão, um gás aumenta o seu volume com o aquecimento.
  5. A resistência elétrica de um fio metálico aumenta quando o aquecemos. Seja um fio condutor levado ao vermelho sombrio pela corrente elétrica que o percorre e resfriado por imersão em água de urna parte do fio. A parte não mergulhada se torna vermelho vivo, o que indica passagem de corrente mais intensa e, portanto, diminuição da resistência na parte mergulhada.

Em resumo, sem tocá‑lo, podemos saber se um corpo se aquece ou se resfria mediante o exame da variação de uma de suas propriedades.

Temperatura

Todas as substâncias são constituídas de pequenas partículas, as moléculas, que estão em contínuo movimento.

Quanto mais rápido o movimento das moléculas mais quente o corpo e quanto mais lento mais frio.

Então define-se temperatura como:

O grau de agitação térmica das moléculas.

Define-se como o grau de calor ou frio, em uma escala definida. Todas as substâncias acham-se constituídas por uma enorme quantidade de pequenas partículas, as moléculas, que se encontram em contínuo movimento.

Quanto mais rápido o fluxo das moléculas, mais quente se apresenta o corpo e, quanto mais lento o fluxo, mais frio se apresenta o corpo. Esta condição pode ser descrita como um potencial térmico ou como uma energia efetiva da substância. O grau de temperatura é o número dado a este atributo.

Definição de Temperatura

A definição de qualquer grandeza deve começar pela definição de grandezas iguais. Após as noções que acabamos de dar é desejável, em primeiro lugar, precisar as condições em que dois corpos terão a mesma temperatura, ou ainda, estarão em equilíbrio térmico.

A observação corrente mostra que, estando um corpo “Quente” e um “Frio” em presença um do outro (em íntimo contato), o primeiro se resfria e o segundo se aquece, ou ainda, que a diferença de temperatura entre os dois corpos diminui com o tempo, como se houvesse tendência para a equalização das temperaturas.

Podemos afirmar que a “temperatura de um sistema é o ponto onde se determina se um sistema está ou não em equilíbrio térmico com outros sistemas”.

Assim, a temperatura de todos os sistemas em equilíbrio térmico pode ser representada por um número estabelecido em uma escala empírica de temperatura.

Baseados neste princípio são construídos os sensores, os quais, em equilíbrio térmico com o meio ou com o corpo que se quer medir, fornecem a indicação da temperatura.

Calor

“O Calor consiste no movimento das partículas de um corpo” – Isaac Newton

É a energia cinética das moléculas, energia em trânsito.

Noções de Temperatura e Calor

Equilíbrio Térmico

Do maior potencial ao menor. Ausência de troca de energia entre os corpos.

Quanto maior a temperatura de um corpo, as moléculas irão vibrar mais.

Estrutura do Sólido

Nos sólidos, as moléculas vibram em torno de posições fixas.

ESTRUTURA MOLECULAR DO SÓLIDO - Noções de Temperatura e Calor

Estrutura do Líquido

Nos líquidos as moléculas vibram, mas mudam constantemente de posições.

ESTRUTURA MOLECULAR DO LÍQUIDO - Noções de Temperatura e Calor



Estrutura do gás

No gás, as moléculas movem-se livremente a grande velocidade e sem nenhuma ordem.

ESTRUTURA MOLECULAR DO GÁS

MODOS DE TRANSMISSÃO DE CALOR

É DEFINIDO COMO A ENERGIA DE UMA REGIÃO A OUTRA, SENDO A DIFERENÇA DE POTENCIAL TÉRMICO ENTRE ELAS.

Se um bloco quente de cobre é colocado num recipiente com água fria, observa‑se que o cobre esfria e a água se aquece, até que seja atingido o equilíbrio de temperatura.

Os aumentos da temperatura da água e queda da temperatura do cobre são devidos a passagem de uma forma de energia do cobre para a água. Dessa energia chega‑se ao conceito de calor.

Definição de calor

“O CALOR é definido como sendo a forma de energia que é transferida através da fronteira de um sistema, em virtude da diferença de temperatura”.

A transmissão de calor pode ser definida como a transmissão de energia de uma região a outra, como resultado da diferença de temperatura entre elas.

Como existem diferenças de temperaturas em todo o universo, os fenômenos de fluxo de calor são tão universais quanto os associados às atrações gravitacionais.

Ao contrário da gravidade, entretanto, o fluxo de calor não é governado por uma única relação, mas por uma combinação de várias leis da física.

Temos três modos distintos de transmissão de calor: CONDUÇÃO, RADIAÇÃO e CONVECÇÃO.

ESCALA INTERNACIONAL PRÁTICA DE TEMPERATURA

Na reunião da 7ª Conferência Geral de Pesos e Medidas em 1927 onde 31 nações estavam representadas, foi adotada uma escala prática de temperatura, associadas “aos fenômenos de mudança de estado físico dos materiais”, que ocorrem em condições de temperatura e pressão únicas, portanto, ideal para calibração de instrumentos científicos e industriais. Em reuniões efetuadas em 1948 (IPTS 48) a 1968 (IPTS 68) vários aperfeiçoamentos foram feitos.
Nessa escala estão demarcados os “pontos fixos” de temperatura para mudança de estado físico de várias substâncias puras na pressão da atmosfera padrão de 101325 N/m² (1 Kg/cm² = 98067 N/m²).

SENSORES DE TEMPERATURA

Sensores de temperatura são transdutores que alteram uma ou mais de suas características físicas ao se equalizar com o meio a ser determinada a temperatura. A maioria dos sensores se utiliza a transmissão de calor por contato, para assimilar a energia do meio.

Entre os instrumentos baseados nesse princípio, incluem-se os que utilizam:

  1. Alterações Físicas: como volume, pressão, dilatação;            
  2. Alterações Elétricas: como resistência ôhmica, geração de f.e.m.

Alguns instrumentos (Pirômetros Óticos e de Radiação) utilizam a radiação emitida por um corpo. Neste caso, o elemento de medição assumirá uma temperatura diferente daquela do corpo cuja temperatura se deseja determinar, todavia uma proporcionalidade é mantida.

A importância da teoria e dos conceitos – Noções de Temperatura e Calor

Conceitos, definições, norma ou boas práticas de engenharia que são importantes para que possamos ter o perfeito entendimento e aplicar na prática.

Em conclusão, você conhece o Canal no YouTube? Portanto assista aos melhores vídeos de sensores de temperatura de contato e sem contato da internet.

A teoria e os conceitos em Termopar – Noções de Temperatura e Calor

Conceitos, definições, norma ou boas práticas de engenharia que são importantes para que possamos aplicar na prática.

Em conclusão, você conhece o Canal no YouTube? Portanto assista aos melhores vídeos de sensores de temperatura de contato e sem contato da internet.

Como resultado dos vídeos do Canal no YouTube os profissionais da indústria terão uma evolução significativa de seus conhecimentos.

Site Termopares desde 1999 e Noções de Temperatura e Calor

O site Portal Termopares está no ar desde 1999 e, portanto, o mais confiável e imparcial onde se encontra o melhor conteúdo da internet em medição industrial de temperatura.

Hoje o Canal no YouTube tem mais de 300 vídeos sobre termometria Industrial e assim se destaca como uma das principais fontes de informação da internet.

Para esclarecer o portal termopares é um lugar onde encontramos toda teoria sobre sensores de temperatura e de um modo imparcial pois não nos preocupamos com a questão e sim a questão técnica.

Portal Termopares desde 1999 o mais antigo e certamente o mais confiável da internet.

Sem dúvida a grandeza temperatura é uma das mais importantes medidas controladas na indústrias.

Noções de Temperatura e Calor você encontra no Livro Nível Básico

Noções de Temperatura e Calor tem no Livro de Termometria Leis, Princípios e Teorias de Termopares e Termoresistências

Visite a Loja virtual do Canal no YouTube. Acima de tudo adquira hoje mesmo a sua apostila nível básico especialmente desenvolvida para estudantes e usuários da indústria.

Visite a loja e compre hoje mesmo!!

Em resumo, uma loja virtual confiável onde poderá adquirir a apostila e ainda dividir no cartão de crédito.

Um curso de termometria nível básico em forma de apostila onde é tratado os conceitos da termometria, mas também uma forma de preparar seus estudos para a apostilas de nível intermediário e avançado. Acima de tudo uma obra que não pode faltar para o seu desenvolvimento profissional.

O melhor conteúdo em termometria industrial agora no melhor endereço da internet www.temperatura.com.br

WhatsApp: +55 11 97771-7772

Livro Nível Intermediário, tem Noções de Calor

Noções de Temperatura e Calor tem no Livro Termometria Teorias, Uso e Aplicações de Termopares e Termoresistências

Nível Intermediário destinado ao uso e a aplicação de Termopar e Pt100

Sem dúvida o mais importante conteúdo de termometria e ainda exclusivo.

Conteúdo exclusivo e acima de tudo baseado em uma experiência profissional de mais de 35 anos!

Visite a loja e compre hoje mesmo!!

O pagamento é facilitado no cartão de crédito!! O mais importante é ser um inscrito no Canal YouTube e assim poderá solicitar o seu cupom de desconto.Um verdadeira obra onde o objetivo é deixar um legado de mais de 35 anos anos de experiência em medição de temperatura industrial.

Envie um email!

WhatsApp: +55 11 97771-7772

Livro Nível Avançado tem normas que trata das Noções de Temperatura e Calor

Noções de Temperatura e Calor tem no Livro Termometria com normas comentadas, padrões e boas praticas de engenharia para projetos de instalação de termopares e termoresistências

Sem dúvida o melhor conteúdo e ainda exclusivo e didático

Uma obra exclusiva, onde temos os melhores pontos em normas, teorias e boas práticas de engenharia para dimensionamento, mas também focada em aplicações em sensores.

Ideal para instalação de sensores em tubulações, mas também aplicações em tanques, fornos, estufas, mancais entre outros.

Conteúdo exclusivo e acima de tudo baseado em uma experiência de mais de 35 anos!!

Visite a loja!

O pagamento é facilitado no cartão de crédito!! Mas se for um inscrito no canal curso termometria (YouTube) peça hoje mesmo seu cupom de desconto.Um verdadeira obra onde o objetivo é deixar um legado de mais de 35 anos anos de experiência em medição de temperatura industrial.

Envie um email!

WhatsApp: +55 11 97771-7772

Pontos do Portal Termopares – Noções de Temperatura e Calor

Em conclusão o Portal Termopares é uma das melhores fontes de teoria em sensores de temperatura da Internet.

Como resultado dos vídeos do Canal no YouTube os profissionais da indústria terão com certeza uma evolução técnica.

O site Portal Termopares está no ar desde 1999 e, portanto, o mais confiável e imparcial onde se encontra o melhor conteúdo da internet em medição industrial de temperatura.

Diferenciais do Curso Termometria – Noções de Temperatura e Calor

Hoje o Canal no YouTube tem mais de 300 vídeos em solução industrial em temperatura e assim se destaca como uma das principais fontes de informação da internet.

Para esclarecer o portal termopares é um lugar onde encontramos toda teoria sobre sensores. Atuamos de um modo imparcial pois não atuamos com a questão comercial e sim a questão técnica.

Termopares são fios metálicos de materiais diferentes que quando soldados e aquecidos neste ponto, observa-se uma carga em milivolts que se apresenta de modo proporcional a temperatura, e assim são elementos que se assemelham a termo pilhas.

Pontos destaque do Portal Noções de Calor

Por exemplo, uma questão muito importante: Quais os motivos para consultar sobre sensores no Portal Termopares?

Ele é importante pelo fato de não ser um portal comercial já é um diferencial onde apresenta soluções totalmente imparciais, mas também porque valoriza o benefício ao cliente como sendo o ponto  mais importante.

Você precisa por exemplo saber sobre instalar e projeto de sensores de temperatura, o melhor lugar é o Portal Termopares.

Precisa por exemplo de material didático para poder ler e consultar sempre que necessário o melhor lugar para encontrá-los é em nossa loja virtual.

Se precisar por exemplo de curso on-line.

Portal Termopares desde 1999 o mais antigo e certamente o mais confiável da internet.

Use seu cartão de crédito!! Se for inscrito no Canal no YouTube e peça hoje mesmo seu cupom de desconto.

Sem dúvida a grandeza temperatura é a primeira ou segunda mais medida nas indústrias, ficando lado a lado com a pressão dependendo do ramo de atividade da empresa.

Basta ser um inscrito no Canal no YouTube e assim poderá solicitar o seu cupom de desconto.

Canal Curso no YouTube – Noções de Calor

Os vídeos do Canal no YouTube é destinado aos profissionais da indústria que com toda certeza terão uma evolução cultural significativa.

O site Portal Termopares está no ar desde 1999 e, portanto, o mais confiável e imparcial onde se encontra o melhor conteúdo da internet em medição industrial de temperatura.

Hoje o Canal no YouTube tem mais de 300 vídeos sobre solução em temperatura industrial e assim se destaca como uma das principais fontes de informação da internet.

Para esclarecer o portal é um lugar onde temos toda teoria sobre sensores e de um modo imparcial pois não se envolve a questão comercial e sim a questão técnica.

Portal Termopar e Pt100 uma fonte de consulta e tem Noções de Calor

Você precisa por exemplo saber sobre como instalar sensores, o melhor lugar é o Portal Termopares.

Precisa por exemplo de material didático para poder ler e consultar sempre que necessário o melhor lugar para encontrá-los, visite nossa loja virtual.

Se precisar por exemplo de curso on-line entre aqui.

O Livro nível avançado, uma obra onde temos os melhores pontos em normas, teorias e boas práticas de engenharia.

Dicas e matérias para dimensionar sensores e também focado em aplicações em sensores.

O Livro nível avançado é ideal para instalação de sensores em tubulações, mas também aplicações em tanques, fornos, estufas, mancais entre outros.

Post Ad After

Comments are closed.