• Soldar Termopares – Cuidados e Recomendações

Solda Termopares Cuidados Recomendações

Dentre as várias dúvidas que surgem no dia-a-dia de nossas atividades, é justamente o problema de como fazer a solda correta para os termopares; muitos clientes usam fios de extensão para medição de peças ou fornos contínuos, sendo necessário fazer as soldas de acordo com a sua necessidade de comprimento do sensor que irá se utilizar. Muitos perguntam sobre como devem ser feitas e se devem ou não usar solda prata, maçarico entre outros; aqui novamente como em muitos artigos deste site que assinamos, vamos recorrer a lei dos metais intermediários.
O fato é que tal utilização pode ser respondida facilmente pelas leis que regem a termometria como segue:

Lei dos Metais Intermediários
“A soma algébrica das f.e.m. termais em um circuito composto de um número qualquer de metais diferentes é zero, se todo o circuito estiver à mesma temperatura”.
Deduz-se daí que um circuito termoelétrico, composto de dois metais diferentes, a f.e.m. produzida não será alterada ao inserirmos, em qualquer ponto do circuito, um metal genérico, desde que as novas, junções sejam mantidas a temperaturas iguais.

Onde se conclui que:
Se: T3 = T4 e E1 = E2

T3 diferente de T4 e E1 diferente de E2

Um exemplo de aplicação prática desta lei é a utilização de contatos de latão ou cobre, para interligação do termopar ao cabo de extensão no cabeçote.

Concluindo…
As soldas acabam não influindo na medição, de modo que devemos tomar o cuidado, de que a mesma possa ter outras variáveis, que a envolvem, e determina a sua boa qualidade, porém a princípio de nada vai alterar no processo.

Solda capacitiva para termopar.
Soldar termopar tipo k
Maquina para soldar termopares

Comments are closed.