Termografia Aplicações Diversas

Inscreva-se no Canal Curso Termometria, sem dúvida o mais importante em medição de temperatura

Termografia Aplicações Diversas

Assista este vídeo, sem dúvida o mais importante nas aplicações Civil, Mecânica e Elétrica
Assista este vídeo, sem dúvida o mais importante na termografia e demais aplicações
Assista este vídeo, sem dúvida o mais importante em Curso de Termometria, Instrumentação e Automação Industrial Eduardo Toselli curso de pirometria

Destacamos os seguintes tipos de pirômetros, que cima de tudo é a melhor hoje em uso nos processos da indústria e laboratórios.

Radiação Total

Sensor que possui como grandeza física a Radiação Eletro Magnética

e como transdutor o detector de radiação (termo pilha) e sua faixa de medição é de 0°C à +5000°C.

Radiação Seletiva

Sensor que possui como grandeza física a f.e.m. (força eletro motriz) ou Resistência e como transdutor o Foto-Diodo ou Sensor de Radiação e sua faixa de medição é de 0°C à +5000°C.

Ótico Automático

Sensor que possui como grandeza física a Concentração de espectro de Radiação e como transdutor o Detector foto Elétrico e sua faixa de medição é de +750°C à +5000°C.

Ótico Manual

Sensor que possui como grandeza física a concentração Espectral de Luminosidade e como transdutor o Olho Humano e sua faixa de medição é de +750°C à +5000°C.


O Livro nível avançado é ideal para instalação de sensores em tubulações, mas também aplicações em tanques, fornos, estufas, mancais entre outros.

Conteúdo exclusivo e acima de tudo baseado em uma experiência profissional de mais de 35 anos!! Portal Termopares desde 1999 o mais antigo e mais confiável da internet.

Radiação Infravermelha – Câmeras de imageamento térmico

A radiação é relacionada com à temperatura.

  1. Radiação é a transmissão de energia por meio do espaço a uma certa velocidade.
  2. Radiação é o que irradia, relacionada a raios.
  3. A energia emitida pela radiação tem forma de ondas eletromagnéticas = Energia Radiante.
  4. Energia Radiante é classificada pelo comprimento da onda: Exemplos: Raio X, Ultravioletas (UV), Luz visível, raios infravermelhos (IV), ondas de rádio e TV.

Utilizamos os Termovisores em Diversas Áreas…

Termografia Aplicações Diversas

O que é a radiação infravermelha?

Os raios infravermelhos foram descobertos em 1800, por Sir William Herschel, um astrónomo inglês, quando tentava descobrir quais as cores do espectro que eram responsáveis pelo aquecimento dos objetos. Concluiu que a temperatura aumentava à medida que se passava do violeta para o vermelho, mas mais, descobriu que a maior temperatura ocorria para além do vermelho, para além do visível.

Os raios caloríficos são hoje conhecidos como raios infravermelhos. Quanto mais quente está o objeto, maior é a radiação. Radiação infravermelha é sinónimo de radiação de calor. Os raios infravermelhos fazem parte do espectro eletromagnético. Este tipo de radiação, no vácuo, desloca-se à velocidade da luz, relativamente ao observador. A visão humana apenas detecta uma pequena parte desse espectro, cujo comprimento de onda se situa entre 0,4 µm e 0,7 µm.
Os raios infravermelhos têm um comprimento de onda superior aos visíveis, podendo ser divididos em ondas curtas (2-5 µm) e ondas longas (8-14 µm), sendo que é neste último intervalo que trabalham as câmaras termográficas utilizadas em edifícios.

Termografia Aplicações Diversas

William Herschel 1738 -1822

William Herschel (ou Sir Frederick William Herschel) nasceu em Hanôver, na Alemanha, no dia 15 de novembro de 1738. Aos 19 anos ele abandonou o serviço militar e mudou-se para a Inglaterra, onde lá se naturalizou inglês e começou a ganhar a vida com música e organista. Com o passar do tempo, começou a levar os estudos de astronomia e matemática a sério, até que em ele adquiriu um telescópio e junto com sua irmã começou a observar o seu noturno.

O inventor dos raios infravermelhos foi Sir Frederick William Herschel nascido em Hanover, na Alemanha em 1738.
Ele foi muito conhecido tanto como músico quanto como astrônomo. No ano de 1757 emigra à Inglaterra onde, com sua filha Carolina, construíram um Telescópio. O seu descobrimento mais famoso foi o do planeta Urano no ano de 1781. No ano de 1800, o Senhor William Herschel fez outro descobrimento muito importante.

Sir Frederick William Herschel

Interessou-se em verificar quanto calor passava pelos filtros de diferentes cores ao serem observados ao sol. Percebeu então que esses filtros de diferentes cores deixavam passar diferente nível de calor. Continuando com esse experimento, Herschel fez passar a luz do sol por um prisma de vidro e com isto se formou um espectro (o “arco íris” que é formado quando a luz é dividida nas suas cores). Fazendo contróis de temperatura nas diferentes cores desse espectro, e conferiu que, além de vermelho fora das radiações visíveis, a temperatura era mais elevada.

Sir Frederick William Herschel Termografia Aplicações Diversas

Ele achou que esta radiação invisível por cima do vermelho age da mesma maneira desde o ponto de vista da reflexão, refração, absorção e transmissão que a luz visível.
Era a primeira vez que alguém demonstrava que tinha outra maneira de iluminação ou radiação, que era invisível ao olho humano. Esta radiação inicialmente foi denominada por Raios caloríficos e depois pelos Infravermelhos (infra: significa abaixo). Ou seja, debaixo do nível de energia do vermelho.

O ano 2000 marcou o 200° aniversário do descobrimento de William Herschel, do infravermelho, e este aniversário acha a tecnologia infravermelha em plena expansão em todas suas aplicações. A astronomia, a medicina, a segurança pública, no resgate, na eletrônica, na meteorologia, a engenharia de processos, a manutenção industrial, a análise de vegetação, o estudo das temperaturas dos océanos por nomear algumas delas. Nem só se acha em plena expansão senão que também se perfila como uma tecnologia de uso massivo a mediano prazo.

Max Planck (1858-1947)

Em 1900, o físico alemão Max Planck (1858-1947), em um trabalho sobre a radiação emitida por corpos aquecidos, conhecida como radiação de corpo negro, criou a teoria dos quanta ou teoria quântica, estabelecendo um novo conceito na física, o da quantização de energia.

Max Planck

Enquanto a física clássica trata de corpúsculos com distribuição contínua de energia, a física quântica abre espaço para a concepção de um mundo granular. Em substituição à visão contínua da natureza da matéria, introduz a ideia de que nem todos os valores de energia são possíveis, ou seja, a energia é quantizada e varia em quantidades denominadas “pacotes”, o que Plank chamou de quantum (daí o termo física quântica).

Mais tarde, essas unidades discretas de energia foram chamadas de fótons. Foi por meio dessas ideias que Einstein pôde explicar o efeito fotoelétrico, cujas aplicações são vastas na indústria moderna.

A Constante de Planck

Segundo Planck, a energia é quantizada, ou seja, não pode haver qualquer quantidade de energia, mas somente múltiplos de um valor mínimo fundamental. A menor quantidade de radiação de energia é o quantum. Um quantum de energia (E) é diretamente proporcional à frequência (f) da radiação:
E = h · f

Nessa expressão, h é uma constante denominada constante de Planck. No Sistema Internacional de Unidades (SI), a energia é medida em joules, a frequência é medida em hertz e a constante de Planck é medida em joule vezes segundo e seu valor é h = 6,63 · 10–34 J · s.

Como determinou Planck, a emissão ou absorção de energia só pode ocorrer em valores múltiplos de h · f; assim, a energia total emitida será:

E = n · h · f

Dessa forma, n é um número inteiro positivo (1, 2, 3, …) chamado de número quântico.

Constante de Planck

Erro (%) x Temperatura – Sensor Infravermelho

Uma forma fácil de entender os erros que os sensores infravermelhos apresentam em função das diferentes faixas espectrais existentes seria o gráfico da figura 10.

Neste gráfico vemos uma representação dos erros que o micro bolômetro, termo usado para os sensores cuja faixa espectral é de 8 µm a 14 µm apresenta para temperaturas até 1030°C. Neste ponto temos um erro na medição de aproximadamente 7,5% (curva “LT”).

As demais curvas representam o erro em faixa espectral conforme segue:

LT = 8 µm a 14 µm
G5 = Vidro
MT = chama 3,43 µm e 4,20 µm
3M = 2,3 µm
2M = 1,6 µm
1M = 1,0 µm
0,8 = 700 nm
0,5 = 525 nm
Além do erro aqui representado os instrumentos possuem erros inerentes a sua eletrônica que podem variar dependendo dos fabricantes, de 1% à 2% que precisam ser somados ao erro do sensor infravermelho.

Vamos a um exemplo:

1) Na curva LT (8 a 14 µm):

Erro (%) x Temperatura – Termografia Aplicações Diversas

O Livro nível avançado é ideal para instalação de sensores em tubulações, mas também aplicações em tanques, fornos, estufas, mancais entre outros.

Conteúdo exclusivo e acima de tudo baseado em uma experiência profissional de mais de 35 anos!! Portal Termopares desde 1999 o mais antigo e mais confiável da internet.

SENSORES DE TEMPERATURA

Sensores de temperatura são transdutores que alteram uma ou mais de suas características físicas ao se equalizar com o meio a ser determinada a temperatura. A maioria dos sensores se utiliza a transmissão de calor por contato, para assimilar a energia do meio.

Entre os instrumentos baseados nesse princípio, incluem-se os que utilizam:

  1. Alterações Físicas: como volume, pressão, dilatação;            
  2. Alterações Elétricas: como resistência ôhmica, geração de f.e.m.

Alguns instrumentos (Pirômetros Óticos e de Radiação) utilizam a radiação emitida por um corpo. Neste caso, o elemento de medição assumirá uma temperatura diferente daquela do corpo cuja temperatura se deseja determinar, todavia uma proporcionalidade é mantida.

A importância da teoria e dos conceitos – Termografia Aplicações Diversas

Conceitos, definições, norma ou boas práticas de engenharia que são importantes para que possamos ter o perfeito entendimento e aplicar na prática.

Em conclusão, você conhece o Canal no YouTube? Portanto assista aos melhores vídeos de sensores de temperatura de contato e sem contato da internet.

A teoria e os conceitos em Termopar – Termografia Aplicações Diversas

Conceitos, definições, norma ou boas práticas de engenharia que são importantes para que possamos aplicar na prática.

Em conclusão, você conhece o Canal no YouTube? Portanto assista aos melhores vídeos de sensores de temperatura de contato e sem contato da internet.

Como resultado dos vídeos do Canal no YouTube os profissionais da indústria terão uma evolução significativa de seus conhecimentos.

Site Termopares desde 1999 e Termografia Aplicações Diversas

Está no ar desde 1999 e, portanto, o mais confiável e imparcial onde se encontra o melhor conteúdo da internet em medição industrial de temperatura.

Hoje o Canal no YouTube tem mais de 300 vídeos sobre termometria Industrial e assim se destaca como uma das principais fontes de informação da internet.

Para esclarecer o portal termopares é um lugar onde encontramos toda teoria sobre sensores de temperatura e de um modo imparcial pois não nos preocupamos com a questão e sim a questão técnica.

Portal Termopares desde 1999 o mais antigo e certamente o mais confiável da internet.

Sem dúvida a grandeza temperatura é uma das mais importantes medidas controladas na indústrias.

Termografia Aplicações Diversas você encontra no Livro Nível Básico

Termografia Aplicações Diversas tem no Livro Termografia História, Teoria e Dicas para iniciantes - Medição de Temperatura Radiação Infravermelha

Visite a Loja virtual do Canal no YouTube. Acima de tudo adquira hoje mesmo a sua apostila nível básico especialmente desenvolvida para estudantes e usuários da indústria.

Visite a loja e compre hoje mesmo!!

Em resumo, uma loja virtual confiável onde poderá adquirir a apostila e ainda dividir no cartão de crédito.

Um curso de termometria nível básico em forma de apostila onde é tratado os conceitos da termometria, mas também uma forma de preparar seus estudos para a apostilas de nível intermediário e avançado.

Acima de tudo uma obra que não pode faltar para o seu desenvolvimento profissional.

O melhor conteúdo em termometria industrial e Termografia Aplicações Diversas agora no melhor endereço da internet www.temperatura.com.br

WhatsApp: +55 11 97771-7772

Livro Nível Intermediário, tem Termopares e Pt 100

Termopares e Termoresistências tem no Livro Termometria Teorias, Uso e Aplicações de Termopares e Termoresistências

Nível Intermediário destinado ao uso e a aplicação de Termopar e Pt100

Sem dúvida o mais importante conteúdo de termometria e ainda exclusivo.

Conteúdo exclusivo e acima de tudo baseado em uma experiência profissional de mais de 35 anos!

Visite a loja e compre hoje mesmo!!

O pagamento é facilitado no cartão de crédito!! O mais importante é ser um inscrito no Canal YouTube e assim poderá solicitar o seu cupom de desconto.

Uma obra onde o objetivo é deixar um legado de mais de 35 anos anos de experiência em medição de temperatura industrial.

Envie um email!

WhatsApp: +55 11 97771-7772

Livro Nível Avançado tem normas que trata de Termopares e Pt 100

Termopares e Termoresistências tem no Livro Termometria com normas comentadas, padrões e boas praticas de engenharia para projetos de instalação de termopares e termoresistências

O melhor conteúdo e ainda exclusivo e didático.

Uma obra exclusiva que não pode faltar, onde temos os melhores pontos em normas, teorias e boas práticas de engenharia para dimensionamento, mas também focada em aplicações em sensores.

Ideal para instalação de sensores em tubulações, mas também aplicações em tanques, fornos, estufas, mancais entre outros.

Um ponto muito importante a ser considerado: Conteúdo exclusivo e acima de tudo baseado em uma experiência de mais de 35 anos!!

Visite a loja!

O pagamento é facilitado no cartão de crédito!! Mas se for um inscrito no canal curso termometria (YouTube) peça hoje mesmo seu cupom de desconto.

Um verdadeira obra onde o objetivo é deixar um legado de mais de 35 anos anos de experiência em medição de temperatura industrial.

Envie um email!

WhatsApp: +55 11 97771-7772

Pontos importantes do Portal – Termografia Aplicações Diversas

Em conclusão o Portal Termopares é uma das melhores fontes de teoria em sensores de temperatura da Internet.

Como resultado dos vídeos do Canal no YouTube os profissionais da indústria terão com certeza uma evolução técnica.

O site Portal Termopares está no ar desde 1999 e, portanto, o mais confiável e imparcial onde se encontra o melhor conteúdo da internet em medição industrial de temperatura.

Diferenciais do Curso Termometria – Termografia Aplicações Diversas

Hoje o Canal no YouTube tem mais de 300 vídeos em solução industrial em temperatura e assim se destaca como uma das principais fontes de informação da internet.

Para esclarecer o portal termopares é um lugar onde encontramos toda teoria sobre sensores. Atuamos de um modo imparcial pois não atuamos com a questão comercial e sim a questão técnica.

Termopares são fios metálicos de materiais diferentes que quando soldados e aquecidos neste ponto, observa-se uma carga em milivolts que se apresenta de modo proporcional a temperatura, e assim são elementos que se assemelham a termo pilhas.

Pontos destaque do Portal Termografia Aplicações Diversas

Por exemplo, uma questão muito importante: Quais os motivos para consultar sobre sensores no Portal Termopares?

Ele é importante pelo fato de não ser um portal comercial já é um diferencial onde apresenta soluções totalmente imparciais, mas também porque valoriza o benefício ao cliente como sendo o ponto  mais importante.

Você precisa por exemplo saber sobre instalar e projeto de sensores de temperatura, o melhor lugar é o Portal Termopares.

Precisa por exemplo de material didático para poder ler e consultar sempre que necessário o melhor lugar para encontrá-los é em nossa loja virtual.

Se precisar por exemplo de curso on-line.

Portal Termopares desde 1999 o mais antigo e certamente o mais confiável da internet.

E assim, o que é mais importante você pode usar o cartão de crédito e parcelar!! Se for inscrito no Canal no YouTube e peça hoje mesmo seu cupom de desconto.

Sem dúvida a grandeza temperatura é a primeira ou segunda mais medida nas indústrias, ficando lado a lado com a pressão dependendo do ramo de atividade da empresa.

Basta ser um inscrito no Canal no YouTube e assim poderá solicitar o seu cupom de desconto.

Canal Curso no YouTube – Termografia Aplicações Diversas

Os vídeos do Canal no YouTube é para os profissionais da indústria que com toda certeza terão uma evolução cultural significativa.

O site Portal Termopares está no ar desde 1999 e, portanto, o mais confiável e imparcial onde se encontra o melhor conteúdo da internet em medição industrial de temperatura.

Hoje o Canal no YouTube tem mais de 300 vídeos sobre solução em temperatura industrial e assim se destaca como uma das principais fontes de informação da internet.

Para esclarecer o portal é um lugar onde temos toda teoria sobre sensores e de um modo imparcial pois não se envolve a questão comercial e sim a questão técnica.

Portal Termopar e Pt100 uma fonte de consulta e tem Termografia Aplicações Diversas

Você precisa por exemplo saber sobre como instalar sensores, o melhor lugar é o Portal Termopares.

Precisa por exemplo de material didático para poder ler e consultar sempre que necessário o melhor lugar para encontrá-los, visite nossa loja virtual.

Se precisar por exemplo de curso on-line entre aqui.

O Livro nível avançado, uma obra onde temos os melhores pontos em normas, teorias e boas práticas de engenharia.

Dicas e matérias para projetos de sensores e também focado em aplicações em sensores.

O Livro nível avançado é ideal para instalação de sensores em tubulações, mas também aplicações em tanques, fornos, estufas, mancais entre outros.

Post Ad After

Comments are closed.