• Termômetro de Resistência de Platina Padrão (TRPP)

Termômetro Resistência Platina Padrão

Além das características mencionadas acima sobre a platina, ela atende também a dois aspectos muito importantes: possui uma grande inércia química e é relativamente fácil de se obter na forma pura.
Os termômetros de resistência de platina apresentam duas configurações básicas, a saber: Termômetro de Resistência de Platina Padrão e Termômetro de Resistência de Platina Industrial.

Termômetro de Resistência de Platina Padrão (TRPP)

Esta configuração é utilizada nos termômetros que são utilizados como padrão de interpolação na Escala Internacional de Temperatura de 1990 (ITS-90) na faixa de temperatura de -248ºC a 962ºC. O comportamento da variação da resistência em função da temperatura é dado pela expressão:

R(t) = R0 (1 + At + Bt² + C(t – 100)t³)

Os valores típicos das constantes do termômetro de platina padrão são:

R0: 25,5 Ohms;
A: 3,985 x 10 ºC;
B: -5,85 x 10 ºC;
C: 4,27 x 10 ºC para t < 0ºC e zero para t > 0ºC;

Suas principais características construtivas são:

a) O elemento sensor é feito com platina com pureza melhor que 99,999%;

b) Sua montagem é feita de modo que a platina não fique submetida a tensões;

c) São utilizados materiais de alta pureza e inércia química, tais como quartzo na fabricação do tubo e mica na confecção do suporte do sensor de platina.A justificativa para sua utilização como padrão de interpolação da ITS-90 é a grande estabilidade do termômetro e a precisão das medições, com valores de ±0,0006ºC a 0,01ºC e ±0,002ºC a 420ºC.

Comments are closed.