Termopar tipo J características

Apostila Digital Termometria

Termopar tipo J características

Características:

  1. Muito embora as tabelas de normas e limites de erro indiquem faixas definidas em laboratório, na prática é recomendável o seu uso na faixa de 0 a 700°C.
  2. A faixa de uso dos termopares depende exclusivamente das proteções utilizadas nas montagens.
  3. Potência Termoelétrica: 5,269mV/100°C. Embora a sua potência termoelétrica seja menor que a milivoltagem do termopar Cromel – Constantan tipo “E” (faixa utilização semelhante) o seu uso se expandiu na indústria em função do seu baixo custo.
  4. Pode ser utilizado em atmosferas a vácuo, inertes ou neutras, oxidantes e redutoras até o limite de 700°C, desde que devidamente protegidos.
  5. Baixo custo relativo, sendo assim é um dos mais utilizados industrialmente.
  6. Tem baixa homogeneidade, devido à dificuldade de obtenção do ferro com alto teor de pureza.
  7. Limite máximo de utilização de 540°C, com elementos nus (ligas expostas, exemplo fio com isoladores cerâmicos) devido à rápida oxidação do ferro. Atmosferas sulforosas nesta condição também não é recomendável.
  8. Pode ser utilizado, ocasionalmente, para temperaturas abaixo de 0°C porém, a possível oxidação nesta condição ocasionam a sua descalibração e consequentemente levam a quebra do ferro, motivo pelo qual o termopar Cobre – Constantan tipo “T” seja mais utilizado em temperaturas negativas.
  9. Limite máximo de utilização em atmosfera oxidante de 700°C, devido à rápida oxidação do ferro.
  10. Utilizar tubo de proteção acima de 480°C.

Aplicações:

Centrais de Energia, Metalúrgica, Química, Petroquímica, Indústrias em geral.

Post Ad After

Comments are closed.