Termopar tipo N características

Apostila Digital Termometria

Termopar tipo N características

Características:

  1. Muito embora as tabelas de normas e limites de erro indiquem faixas definidas em laboratório, na prática é recomendável o seu uso na faixa de 0 à 1250°C.
  2. A faixa de uso dos termopares depende exclusivamente das proteções utilizadas nas montagens.
  3. Um termopar relativamente novo e pouco ainda conhecido no meio industrial, porém possui vantagens em relação ao termopar tipo K em altas temperaturas (até 1250°C).
  4. Não apresenta o fenômeno “green-root” observado em termopares tipo K.
  5. Não apresenta o fenômeno de magnetização de liga (comum termopar tipo K).
  6. Possui excelente resistência a corrosão e oxidação.
  7. A sua descalibração ao longo do tempo é menor que o tipo K (drift x tempo).
  8. Não é recomendado o seu uso em atmosferas sulfurosas (presença de enxofre), porém se devidamente montados e protegidos para essa aplicação, podemos utilizá-lo.
  9. Não recomendado o seu em vácuo.
  10. Muito diferente do que é informado os termopares tipo N para substituírem termopares de platina (temperaturas superiores a 1150°C) devem ser cuidadosamente estudados. Embora a norma indique a sua utilização até 1300°C não podemos esquecer que o termopar tipo K pela própria ITS-90 indica seu máximo até 1370°C. O grande diferencial deste termopar é que além da sua liga de elementos que constituem o mesmo, intensificou-se a sua aplicação com bainhas protetoras de Nicrobell, o que faz a sua temperatura suportar limites maiores, porém devemos estudar cuidadosamente os processos de modo a limitar corretamente o seu uso. Hoje existem termopares tipo K também protegidos por Nicrobell justamente por este motivo.

Aplicações:

Metalúrgicas, Siderúrgicas, Fundição, Usina de Cimento e Cal, Vidros, Cerâmica, indústrias em geral.

Post Ad After

Comments are closed.