Transmissão de Calor por Irradiação

Apostila Digital Termometria

Transmissão de Calor por Irradiação

A radiação ou calor radiante é um processo pelo qual o calor flui de um corpo de alta temperatura para um de baixa quando eles estão separados no espaço, ainda que exista um vácuo entre eles.

O CALOR RADIANTE, NO VÁCUO, ATINGE A VELOCIDADE DA LUZ DE 300.000 km/s.

O termo radiação é geralmente aplicado para todas as espécies de fenômenos de ondas eletromagnéticas, mas, na transmissão de calor, são de interesse apenas os fenômenos que resultam da diferença de temperatura a podem transportar energia através de um meio transparente ou através do espaço. A energia transmitida desta maneira é chamada de Calor Radiante.

Todos os corpos emitem continuamente calor radiante. A intensidade das emissões depende da temperatura e da natureza da superfície. A energia radiante tem a velocidade da luz (300 000 km/s) a se assemelha à radiação da luz. De fato, de acordo com a teoria eletromagnética, a luz e a radiação térmica diferem apenas nos respectivos comprimentos de onda. O calor radiante é emitido pelo corpo na forma de impulsos ou “quantum” de energia.

O movimento de energia radiante no espaço é semelhante à propagação da luz e pode ser descrito pela teoria das ondas. Quando as ondas de radiação encontram algum objeto, suas energias são absorvidas próximas a superfície.

A transmissão de calor por radiação torna‑se de importância crescente quando a temperatura de um corpo aumenta. Nos problemas de engenharia, envolvendo temperaturas que se aproximam da atmosférica, o aquecimento radiante frequentemente pode ser desprezado.

Post Ad After

Comments are closed.